Dica de Filme: Expresso do Amanhã
Do mesmo criador de Parasita, um filme que retrata a luta de classes.
Sinopse
Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de um imenso trem chamado Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos deste trem.
Análise
Estamos diante de um filme sobre lutas de classes. Uma crítica ao sistema capitalista que muitas vezes coloca um limite até onde o pobre pode chegar e que é muito mais interessante para os ricos que o sistema se mantenha como está, ou seja, o pobre “fica no seu lugar” sendo explorado para que o rico se mantenha confortável na sua posição de elite.
Apesar da premissa interessante, o desenvolvimento do filme se perde principalmente no segundo ato e isso faz com que os acontecimentos pareçam confuso e desinteressantes, principalmente por falta de explicações sobre o porquê de certos acontecimentos dentro do trem.
Por ser um filme político, a impressão é que poderia ter alcançado algo maior ao fazer a crítica ao sistema capitalista.
Chris Evans tem uma ótima atuação, assim como Tilda Swinton e fazem o balanceamento perfeito entre o personagem que quer mudanças e a personagem que esnoba por saber que nada irá mudar.
Tecnicamente, o filme é excelente, as cenas de ação e da construção dos vários vagões do trem são bem detalhados e bem retratados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
ONDE ASSISTIR: HBO Go
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
NOTA: 6/10 ⭐⭐⭐
Siga “Um Filme e Uma Série” no Instagram : Clique aqui.