6 dicas de como cuidar das suas plantas no verão
Truques simples que deixarão suas plantas lindas no calor.
1. Mantenha as folhas hidratadas
É no verão que as plantas acabam por consumir água muito rápido. Então a dica é borrifar água diretamente nas folhas, assim vai ajudá-las a resistir melhor as altas temperaturas. O importante é não fazer isso quando o sol estiver muito forte, idealmente logo pela manhã ou no final da tarde.
2. Regue lentamente
Com as altas temperaturas a terra acaba por ficar mais seca, mas não é por isso que devemos colocar logo uma quantidade exagerada de água. No calor muito intenso as plantas precisam que a água seja colocada na terra mais lentamente ou mesmo borrifada. Com isso garantimos que o líquido seja melhor absorvido pela terra. Caso contrário a água irá transbordar ou então abrirá um caminho para o fundo do vaso.
3. Uma garrafa como reserva de água
Se precisar fazer uma viagem curta, não vai deixar a sua planta sem água. Para ajudar a mantê-la fresca uma boa dica é acoplar a elas uma garrafa pequena de água com um buraco na ponta. Com isso, garantimos que a planta receba ao menos um pouco de água todos os dias.
4. Troque as suas plantas de lugar
Lembre-se que com a mudança das estações, a posição do sol muda e talvez uma planta fique muito mais tempo exposta ao sol e outras muito tempo na sombra. O ideal é observar e perceber se todas estão em equilíbrio com a luz solar.
5. Retire as folhas que estão no caule
Para manter a sua planta saudável e com boa aparência, a dica é tirar com cuidado, as folhas que ficam no caule da flor (as que ficaram afundadas na água). Geralmente, essas folhas duram menos do que as flores em si, deixando a água turva e acaba por diminuir o tempo de vida do seu arranjo.
6. A escolha certa de plantas
Antes de começar a a criar ou renovar o seu jardim no verão, pense bem qual serão as plantas que irá utilizar. Existem espécies que se adaptam melhor com o calor do que outras, por exemplo, são as orquídeas borboleta (phalaenopsis), que conseguem tirar proveito da umidade do ambiente ou mesmo da água na base de um cachepot. Outras opções interessantes são as bromélias, bastante resistentes por natureza, e algumas suculentas, como rosa-de-pedra, rabo-de-burro e dedo-de-moça – verdadeiras fãs de um solão.