1 de Julho – Dia Mundial das Bibliotecas
Separamos a dica de três bibliotecas lindas em Lisboa.
Este dia comemora a importância da leitura na educação e formação das pessoas. O Manifesto da UNESCO Sobre Bibliotecas Públicas refere-se à biblioteca pública como uma porta de acesso local ao conhecimento fundamental para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.
Em vários países do mundo se realizam atividades que promovem a leitura na população e o desenvolvimento cultural. Entre estas iniciativas destacam-se as bibliotecas itinerantes, móveis, que possibilitam o livre acesso a livros, revistas e jornais em locais públicos, as sessões de leituras e os encontros de autores e leitores.
Separamos três bibliotecas lindas em Lisboa para conhecer um pouco mais da história:
1 – Biblioteca de São Lázaro
Aberta desde 1883, a biblioteca mais antiga de Lisboa é um segredo bem guardado na Rua do Saco (entre o Martim Moniz e o Campo Santana).
Com uma disposição hexagonal e forrado a madeiras nobres, é um local austero e com uma aura quase mágica, que não ficaria mal num filme de Harry Potter. O cenário está lá todo: um enorme candelabro ao centro, as estantes cheias de livros e até uma curiosa escada em caracol que dá acesso à mezzanine que envolve a sala.
No total, as várias salas da biblioteca guardam mais de 20 mil documentos em diferentes suportes, como livros infantis, literatura diversa, manuais técnicos, revistas, jornais, CD`s e DVD`s.
Morada: Rua do Saco, 1
2 – Biblioteca da Cruz Vermelha
O Palácio da Rocha do Conde d`Óbidos, junto ao Museu Nacional de Arte Antiga, serve de morada à sede da Cruz Vermelha Portuguesa, onde está instalada esta bonita (e desconhecida) biblioteca. O seu acervo conta com cerca de 16 mil títulos, desde monografias a publicações periódicas nacionais e estrangeiras.
Do espaço, destacam-se as pinturas do teto, as estantes em madeira e a balaustrada em redor, além de um imponente lustre de cristal, no centro da sala, produzido pela Fábrica da Marinha Grande. As visitas necessitam de marcação prévia.
Morada: Jardim 9 de Abril, 1
3 – Biblioteca Passos Manuel
A Biblioteca da Assembleia da República, batizada em 2017 com o nome Biblioteca Passos Manuel, fica situada nos antigos dormitórios do mosteiro beneditino que deu lugar ao palácio São Bento, hoje sede do Parlamento. A sua origem remonta à antiga Biblioteca das Cortes, criada em 1836.
No total, guarda mais de 180 mil volumes. Embora seja utilizada, sobretudo, pelos deputados e outros funcionários da Assembleia da República, também está aberta ao público em geral que procure informação sobre assuntos parlamentares.
Morada: Rua de São Bento