Atirar beatas (pontas de cigarro) para o chão pode custar caro
O valor das multas varia entre os 25 euros e os 250 euros.
A partir de agora entram em vigor as multas para todos que atirarem beatas (pontas de cigarros ao chão, seguindo uma lei de 3 de Setembro de 2019, que só será efectivamente aplicada este ano. O valor das multas varia entre os 25 euros e os 250 euros.
Os proprietários de restaurantes, cafés e outros estabelecimentos, que não disponibilizem cinzeiros para os clientes poderão ter de pagar multas ainda mais caras, entre os 250 euros e os 1500 euros.
O mesmo acontece com as empresas responsáveis pelos transportes públicos, que são obrigadas a colocar cinzeiros em todas as paragens e zonas de embarque, precisamente para evitar que as beata dos cigarros se acumulem no chão.
Desta forma, a lei, com as respectivas punições, vai começar a ser implementada a partir do próximo dia 3 de Setembro, visando sobretudo reduzir ao máximo o «impacto das pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros no meio ambiente».
Para garantir o cumprimento das regras estarão várias forças de segurança no terreno, nomeadamente a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), mas também a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e ainda a Polícia Marítima.