Um Animal Amarelo – Filme do cineasta brasileiro Felipe Bragança
Estreia dia 15 de outubro, com sessões especiais durante essa semana, no Cinema Ideal (21h30), em Lisboa, e no Cinema Trindade (19h30), no Porto.
O filme acompanha Fernando, um falido cineasta brasileiro, que parte numa jornada por Brasil, Portugal e Moçambique em busca de fantasmas do passado colonial e das memórias do seu avô, numa melancólica fábula tropical.
O elenco é multinacional e inclui os brasileiros Higor Campagnaro, Herson Capri, Thiago Lacerda, Sophie Charlotte e Tainá Medina, os luso-africanos Isabel Zuaa, Lucília Raimundo e Matamba Joaquim e os portugueses Catarina Wallenstein, Diogo Dória e Adriano Luz.
Um Animal Amarelo, co-produção entre Portugal e Brasil, teve estreia mundial no 49.º Festival Internacional de Cinema de Roterdão, na competição Big Screen.
A semana de estreia cheia de sessões especiais, com conversas, debates e convidados.
PROCESSO CRIATIVO ENTRE 3 PAÍSES. 3 CONTINENTES
Quinta-Feira, 15/10/2020, no final da sessão das 21H30 no Cinema Ideal, Lisboa
O realizador, Felipe Bragança, em conversa com um dos produtores da O Som e a Fúria, Luís Urbano, sobre o processo criativo d’Um Animal Amarelo.
AFETOS DA DECOLONIZAÇÃO
Sexta-Feira, 16/10/2020, no final da sessão das 21H30 no Cinema Ideal, Lisboa
As atrizes Isabél Zuaa e Catarina Wallenstein, protagonistas do filme, em conversa com Marta Lança, doutoranda em Estudos Artísticos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, programadora, tradutora, jornalista cultural e editora do portal BUALA
CINEMA DECOLONIAL: ATRAVESSAR AS RUÍNAS
Domingo, 18/10/2020, no final da sessão das 19H30 no Cinema Trindade, Porto
As atrizes Lucília Raimundo e Catarina Wallenstein, protagonistas do filme, e o realizador Felipe Bragança em conversa com Melissa Rodrigues, performer, arte-educadora, membro da Associação Cultural RAMPA, do Coletivo InterStruct e do Núcleo Anti-Racista do Porto.
PERSONAGENS DE CINEMA E ANCESTRALIDADES NO BRASIL E PORTUGAL
Terça-Feira, 20/10/2020, no final da sessão das 21H30 no Cinema Ideal, Lisboa
O realizador Felipe Bragança em conversa com os atores Lucília Raimundo e Paulo Pascoal sobre a temática das representatividades das personagens de cinema contemporâneo.