5 doces típicos de um Natal bem português
Para surpreender a todos com doces de Natal típicos portugueses para fazer em casa.
1. Sonhos de Natal
Os sonhos são obrigatórios na mesa de Natal e se é verdade que a maioria das pastelarias vende este doce tradicional na época natalícia, também é verdade que feitos em casa têm outra magia.
Ingredientes:
- 3 dl de leite
- 1,5 dl de óleo
- 1 casca de limão
- Uma pitada de sal
- 250 gr de farinha
- 6 ovos grandes inteiros
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar
Modo de preparação:
Ferva o leite com o óleo, a casca de limão e o sal. De seguida, adicione a farinha e misture a massa muito bem até que a massa solte do recipiente. Deixe a massa esfriar e adicione os ovos inteiros, um a um, e vai mexendo bem. Coloque o óleo na frigideira e quando este estiver bem quente, forme bolas de massa com a ajuda de duas colheres, fritando dos dois lados. Retire os sonhos e polvilhe com açúcar e canela.
2. Rabanadas com Doce de Abóbora
Podem ser feitas sem recheio, mas as tradicionais rabanadas de Natal têm recheio de doce de abóbora.
Ingredientes:
- 8 fatias grossas de pão tipo cacete ou de forma
- 1 xícara de chá de doce de abóbora
- 3 dl de vinho tinto
- Açúcar q.b.
- Ovo batido q.b.
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar
Modo de preparação:
Parta as fatias ao meio formando triângulos. Com a ajuda de uma faca, abra uma cavidade no meio pelo lado da base e recheie as fatias de pão com doce de abóbora ou doces de sua preferência. Numa panela, aqueça o vinho e adoce a gosto. Mergulhe as rabanadas e passe por ovo batido. Noutro recipiente, leve o óleo ao fogo e frite as rabanadas dos dois lados. Escorra-as sobre papel absorvente. Coloque-as numa travessa e polvilhe com açúcar e canela.
3. Tronco de Natal com Amêndoa
Como o próprio nome indica, é o bolo obrigatório para uma mesa de Natal e ao qual ninguém fica indiferente, quer pela sua beleza, quer pelo seu sabor.
Ingredientes:
Para o tronco:
- 12 gemas
- 500 gr de açúcar
- 12 ovos
- 260 gr de farinha com fermento
- 80 gr de amêndoa moída
- Manteiga e açúcar q.b.
Para o creme de chocolate:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 dl de natas / creme de leite
- 50 ml de leite
- 400 gr de chocolate em tablete
- Cacau em pó q.b.
Modo de preparação:
Preaqueça o forno a 200ºC. Unte 3 tabuleiros com manteiga e forre com papel vegetal untado. Bata as gemas com metade do açúcar até obter um creme firme, adicione os ovos e o restante açúcar. À parte, peneire a farinha e adicione a amêndoa. Envolva os dois cremes, alternando com a mistura de farinha. Distribua a massa pelos tabuleiros e leve ao forno durante 12 minutos. Retire e polvilhe com açúcar. Vire cada tabuleiro sobre um pano de cozinha e deixe esfriar.
Para o creme de chocolate, misture a manteiga com as natas e o leite e leve ao lume, mexendo até levantar fervura. Adicione o chocolate partido em pedaços e mexa até ficar homogéneo. Cubra os bolos com o creme de chocolate. Enfeite a gosto.
4. Azevias de Grão de Bico
As azevias são um tipo de doce de Natal recheado, muito apreciado nesta época do ano pelo seu sabor e tradição à mesa.
Ingredientes:
Para a massa:
- 1kg de farinha sem fermento
- 300 gr de banha
- 500 gr de água
- 10 gr de sal
- Aguardente q.b.
- 1 gema de ovo
Para o recheio:
1 kg de grão de bico cozido (pode ser de lata)
1 kg de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
4 gemas
200 gr de amêndoa moída (este ingrediente é opcional)
Modo de preparação:
Retire ao máximo a casca do grão de bico, junte o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Leve ao fogo e ferva durante aproximadamente 1 hora, mexendo sempre para não pegar. Retire do fogo, junte as gemas e a amêndoa e leve novamente ao fogo para que as gemas fiquem cozidas. Deixe a mistura arrefecer.
Prepare a massa, amassando a banha com a farinha até estarem muito bem misturadas. Junte a água aos poucos, seguido dos restantes ingredientes. Amasse bem. Estique a massa e coloque porções do recheio separadas como se fosse um pastel de feira. Corte tipo almofada e frite. No final, polvilhe com açúcar a canela.
Ingredientes
-
- 750 g farinha
- 150 g açúcar
- 30 g fermento
- 5 ovos médios
- 1 fava seca
- 175 g frutas cristalizadas
- 250 g frutos secos
- Raspa de laranja q.b.
- Raspa de limão q.b.
- 150 g margarina
- 1 colher de chá de sal
- 1 dl vinho do Porto
- 50 g açúcar em pó
MODO DE PREPARAÇÃO
1. Comece por picar as frutas cristalizadas e os frutos secos (reserve alguns para decorar o bolo). Misture tudo e deixe mergulhado com o vinho do Porto;
2. Dissolva o fermento num dl de água morna e junte-lhe uma xícara de farinha. Misture bem, cubra com um pano e deixe levedar num lugar quente durante 15 minutos;
3. Bata a margarina com o açúcar, as raspas de limão e laranja, junte 4 ovos, batendo um a um, e o fermento;
4. Quando tudo estiver bem bem misturado, adicione o resto da farinha e o sal. Amasse até que a mistura fique elástica e macia. Junte as frutas cristalizadas e amasse novamente;
5. Molde a massa em forma de bola, polvilhe com farinha e cubra com um pano, deixando levedar durante 3 horas ou até duplicar de volume;
6. Coloque a massa num tabuleiro e faça um buraco no meio;
7. Introduza na massa um brinde à escolha (bem embrulhado em papel vegetal) e uma fava, deixando levedar mais 1 hora. Pré-aqueça o forno a 180º C.
8. Pincele o bolo com a gema de ovo batida e enfeite toda a superfície com as restantes frutas cristalizadas e frutos secos;
9. Por fim, espalhe o açúcar em pó em 4 montinhos por cima do bolo e leve ao forno durante 35 a 45 minutos.