Rock in Rio Lisboa já está de portas abertas e dedicando um minuto de silêncio a paz
Simone de Oliveira é a personalidade convidada pelo festival para dar voz a Cidade do Rock e que no primeiro dia, 18 de junho, sobe ao palco mundo para, em conjunto com vários artistas portugueses, dedicar um minuto de silêncio à paz no mundo.
Serão 14 horas de entretenimento por dia distribuídas por 7 palcos, sendo um deles o Chefs Stage que recebe, duas vezes por dia, Ljubomir Stanisic e vários convidados do chef para momentos de conversas, provações, gastronomia e música. Bruno Nogueira, João Manzarra, Roberta Medina e Filomena Cautela serão os hosts que, em conjunto com o chef, conduzirão conversas em torno da sustentabilidade.
Combinando alimentação, sustentabilidade e entretenimento, o Chefs Stage recebe showcookings, debates e diversas atuações, numa viagem pelos quatro elementos, focada na regeneração do Planeta.
Muse, The National, Liam Gallagher e Xutos & Pontapés, bem como Black Eyed Peas, Ellie Goulding, Ivete Sangalo e David Carreira arrancam com o primeiro fim-de-semana da 9ª edição do Rock in Rio Lisboa, num Palco Mundo que será encerrado todos os dias ao som do 7UP Slide em “7UP Rock The DJ”!
Simone de Oliveira subirá a palco dia 18 de junho, no penúltimo intervalo do Palco Mundo, com um apelo: que utilizemos este momento, de reencontro, para celebrar a paz, a alegria e a esperança de um mundo melhor.
À personalidade portuguesa, que foi desafiada pelo festival para ser a voz da Cidade do Rock, juntar-se-ão vários artistas portugueses em palco, nomeadamente, Xutos & Pontapés, David Carreira, Selma Uamusse, Titica, Prodígio, entre outros que se encontram no cartaz desta edição, mas não só.
“Neste momento do reencontro, o clima deve ser de celebração – da vida. Por mais difícil que estes últimos anos tenham sido, precisamos dar à paz uma oportunidade e usar a alegria para alimentar a esperança de termos um futuro melhor. Então convidamos todos a juntarem-se a nós, na clareira em frente ao Palco Mundo, para este momento simbólico”, afirma Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.
Últimas novidades Rock in Rio Lisboa
Mas as novidades não se ficam pelo Palco Mundo e há um outro palco na Cidade do Rock que apresentou novos conteúdos, prometendo atrair várias atenções – e paladares.
É no Chefs Stage que todos os dias se apresentará Ljubomir Stanisic, prometendo ensinar a “cozinhar a regeneração do planeta”. O chef jugoslavo assumirá os comandos duas vezes por dia recebendo diferentes convidados que se juntam a si, em palco, para momentos de provocação, conversa, gastronomia e entretenimento, cada dia dedicado a um elemento diferente. É o caso de Bruno Nogueira, João Manzarra, Filomena Catuela e a própria Roberta Medina, que em cada um dos dias serão hosts de conversas relevantes entre as 14h00 e as 15h00.
Seguem-se espetáculos de showcooking, das 20h às 21h, onde Ljubomir e Manuel Maldonado mostrarão como se cozinha de forma sustentável.
Dia 18 de junho – AR
No primeiro dia de festival, é o ator, apresentador e humorista Bruno Nogueira quem sobe ao palco como host deste espaço. O ar será o elemento em destaque neste dia, onde temas como as alterações climáticas, a origem, as causas e os efeitos que iremos viver neste futuro próximo são os temas em cima da mesa. Em palco, neste mesmo momento, estarão Gil Penha Lopes, investigador e docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, fundador da ECOLISE, uma rede Europeia de Iniciativas Comunitárias para a Sustentabilidade e da Cooperativa HabitaRegen; o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas; e o Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, ambos com planos e projetos m promissores para tornar as suas cidades mais verdes e sustentáveis, preparados para debater ideias para a conquista de um mundo melhor.
No fim do dia, Ljubomir Stanisic e Manuel Maldonado sobem ao Chef’s Stage para “Cozinhar sem pegada”. Com a máxima eficiência na conceção, numa preparação sem desperdício e a pensar na origem dos produtos, os Chefs não vão poupar no sabor e mostram a todos como uma cozinha sem desperdício é uma cozinha com qualidade. A eles junta-se o músico Henrique Palhavã, para dar som a toda a experiência.
Dia 19 de junho – TERRA
Com a terra como ecossistema em evidência no Chef’s Stage no segundo dia de festival, o ator e apresentador João Manzarra será o host deste dia, em que se falará sobre o (AB)USO da Terra, tocando em temas como o lixo/poluição, Agricultura actual vs Agricultura Regenerativa, Solo, Nutrientes e Somos o que comemos.
Neste espaço, Fernanda Botelho, autora do livro Uma Mão Cheia de Plantas que Curam e As Plantas e a Saúde, e Alfredo Sendim, engenheiro zootécnico, gestor agrícola e responsável pelo projeto do Montado do Freixo do Meio, propõe-se a responder a várias questões e aclarar diversos conceitos.
No fim do dia, Ljubomir e Manuel Maldonado voltam a subir ao palco para cozinhar com produtos sazonais e não convencionais, recebendo Jerónimo Silva, engenheiro Bioquímico, e produtor do azeite bio Simbio, como convidados.
Dia 25 de junho – FOGO
A abrir o segundo fim de semana de Rock in Rio Lisboa, num dia dedicado ao fogo, a programação e o debate vão recair numa reflexão sobre a energia necessária para a renovação de comportamento e dos hábitos de consumo da nossa sociedade. O foco recai sobre o que inspira a criação da reação em cadeia que desejamos que aconteça no Mundo, no paradigma energético, nas soluções reais e na urgência da sua implementação. O objetivo é perceber como cada um é capaz de trazer a regeneração para o dia a dia, para a comunidade e para o Mundo, numa reflexão sobre como cada pessoa é imprescindível na resolução desta emergência climática.
Roberta Medina, Vice-presidente executiva do Rock in Rio, é a host deste dia, que conta ainda com a presença e visões de Artur Mendes, um dos atuais co-gestores do Boom Festival e do Being Gathering; Joana Guerra Tadeu, ecofeminista e ativista pela justiça social e climática, criadora de conteúdos na área da ecologia e do impacto social e David Avelar, fundador da consultora para adaptação das alterações climáticas.
A encerrar o dia, sobe ao palco Joana Moura, autora premiada com livros sobre diferentes temáticas na área da cozinha/alimentação, recentemente especializada numa vertente alimentar mais consciente e personalizada, seguida de Cura, fundador da Prehistoriskills, promotora de atividades relacionadas com a Pré-história a nível Nacional e Internacional, para darem voz a temas relevantes em torno da sustentabilidade. Por fim, é Nelson Flip o DJ confirmado para deixar toda a gente a dançar neste novo espaço da Cidade do Rock.
26 de junho – ÁGUA
Ao quarto dia desta viagem regenerativa, é a atriz e apresentadora Filomena Cautela a host do espaço.
Num debate sobre poluição oceânica e as consequências que isso traz a todos os sistemas vivos, a conversa vai focar-se em variados temas: desde inundações a secas, do degelo e aumento do nível do mar, ao aterro marítimo antropogénico, o aumento da sua temperatura, o plástico, os transportes marítimos e o consumo de água Potável. Sobem ao palco especialistas que estudam o nosso planeta do espaço, que vivem entre ondas e extinções de fauna marinha, e ativistas que lutam pelo direito e acesso sustentável de água potável.
Filipe Lisboa, doutorando em alterações climáticas, profissional em Observação da Terra a partir do espaço e Maria Teresa Santos, do Movimento Dunas Livres, um movimento de cidadãos pela preservação das dunas da orla costeira Tróia – Sines, trazem, assim, ao Chefs Stage a discussão sobre a pressão das alterações climáticas no ciclo da água, salientando diversos pontos que vão influenciar a vida de todos a longo prazo.
A fechar o festival da melhor forma, Bandua, a dupla de Bernardo D’Addario (aka Tempura) e Edgar Valente, apresentam neste palco o mundo da pop eletrónica de língua portuguesa e vão por toda a gente a dançar, num dia que encerra esta enriquecedora viagem pelos elementos.
Recorde-se que em todos os dias do festival, o Chefs Stage recebe vários momentos musicais e de entretenimento, entre os quais bandas do projeto Brands Like Bands e conhecidos DJs portugueses que encerram todas as noites o palco, com o projeto “ROCK IN STORY” – a história da evolução do Rock em Portugal, tocada pelos principais protagonistas. O público vai, assim. poder vibrar ao som de sets de diferentes DJs portugueses, que divulgaram e influenciaram a música que ouvimos, desde os anos 70 até hoje. Anfitrião e residente todas as noites, DJ Cenoura vai garantir que ninguém fica com o pé no chão, partilhando as noites com quatro marcos indiscutíveis do mundo da música em Portugal: Paulino Coelho, o mítico radialista e DJ que atua a 18 de junho; Carlos Ferreira, DJ residente do 2 Catedral do Rock, no dia 19 de junho; Luís Filipe Barros (dia 25 de junho), estrela da Rádio e do Rock em Portugal, famoso pelos seus programas Rock em Stock e Ondas Luisianas; e Bruno Dias, DJ residente do Jamaica, que encerra o festival trazendo à Cidade do Rock a alma de um dos espaços noturnos mais emblemáticos de Lisboa.
14 horas de experiências
A atividade mais radical do Rock in Rio está também de volta à Cidade do Rock com a 7UP, que vai estrear um momento único na famosa torre do slide, a “7UP Rock The DJ”!
Para além da viagem de cerca de 180 metros por cima da clareira do Palco Mundo, a 14 metros de altura, durante os quatro dias de festival, depois das atuações do Palco Mundo, a 7UP encerra os concertos através de um espetáculo de DJ com 7 minutos de música, emitido diretamente a partir daquela que é a maior torre do Rock in Rio – a torre do slide 7UP. Estes 7 minutos têm produção musical e artística do DJ André Henriques e serão acompanhados por um espetáculo de luz, cor, bolhas de sabão, figurinos que atravessam o slide e bolas gigantes que vão interagir com o público- tudo para garantir que as quatro noites de festival sejam ainda mais inesquecíveis.
Além disso há, ainda, a Roda Gigante PiscaPisca, com um total de 24 cabines fechadas, com ar condicionado e muita diversão, tematizadas e altamente “instagramáveis”, dedicadas a diversos estilos e ambientes musicais (Da Dance Music, à música latina, ao Rock ‘n’ roll, ao Pop ao Tiro-liro-liro) dando aos passageiros a oportunidade de assumir os comandos de uma playlist personalizada e concorrer a prémios, entre os quais um automóvel.
ESC Online Sports Bar
Com uma cenografia convidativa e impactante, este espaço vai ter um bar com várias opções de comida e bebida – incluindo menu Kids -, criando um ambiente de um verdadeiro Sports Bar; duas ESC Online Stations, onde se disputam jogos clássicos, como Beer Pong, Air Hockey, Matraquilhos, narrados por MC’s profissionais. Estes espaços são abertos a todos aqueles que queiram participar e tanto os jogadores como os espectadores têm ainda a possibilidade de ganhar brindes exclusivos.
A Family Tour é outra das novidades – um circuito interativo que percorre toda a Cidade do Rock, no qual as famílias vão poder desfrutar de experiências mágicas e serviços adaptados ao público infantil nos dias do festival, nomeadamente menus infantis e casas de banho para as famílias.
O percurso começa logo ao entrar no recinto e passa por três casinhas mágicas – David Bowie, Yellow Submarine e Esfinge -, espalhadas pela Cidade do Rock, com várias atividades ao ar livre para as famílias. O Galp Backstage Experience vai ser o point dos mais novos, onde se sentirao verdadeiras estrelas ao serem maquilhados e penteado para uma mini sessão fotográfica a seguir.
A experiência não estaria completa sem os parceiros presentes na Cidade do Rock que todos os dias vão oferecer inúmeras atividades e brindes, com mais de 30 opções diferentes entre as quais o icónico sofá da Vodafone; chapéus, tiaras e saias luminosas da GALP; capas de smartphone; tatuagens temporárias; bolsas de cintura; os já famosos peluches do Sapo; leques; binóculos; bolinhas de sabão; iô-iô; bóias; power bank; tote bags; entre muitas outras. Há, também, prémios como uma viagem à Costa Rica oferecida pelo BNP Paribas.
Os primeiros dois dias de festival lançam o mote para esta edição, repleto de astros da música nacional e internacional por todos os palcos da Cidade do Rock. Muse, Liam Gallagher, The National e Xutos e Pontapés sobem ao Palco Mundo no primeiro sábado do Rock in Rio Lisboa. No dia que segue, serão os Black Eyed Peas, Ellie Goulding, Ivete Sangalo e David Carreira a animar o maior palco da Cidade do Rock. No Galp Music Valley, com um novo conceito e uma nova cenografia, atuam bandas como The Black Mamba e Linda Martini, e ainda Barbara Tinoco e Miss Caffeina. Nova está, também, a Rock Your Street, com nomes tão distintos quanto diversos, desde Jupiter & Okwess, Bombino e Sara Correia no dia 18 de junho e Omar Souleyman, Arooj Aftab E Francisco, El Hombre no dia 19, com muitas animações de rua à mistura para dar alegria ao espaço. No Palco Yorn vai iluminar-se o talento dos bairros, nos dois primeiros dias com Vado, Loreta KBA, Ary Rafeiro e 9Miller e muitos outros talentos emergentes oriundos de diferentes zonas. O Super Bock Digital Stage é um palco verdadeiramente interativo, onde sobem alguns dos maiores fenómenos do universo digital, nomes virais como Gilmário, Os Primos e Catarina Miranda, bem como Pedro Gonçalves e Diogo Costa, Nuno Agonia e Toy! Aquela que já é uma das mais relevantes indústrias a nível mundial volta a estar presente no festival com uma nova Game Square, onde estará o novo placo Worten Game Stage, que vai receber alguns dos maiores nomes do panorama Gaming nacional. É no Continente Chef’s Garden que os conceituados chefs portugueses vão servir menus especialmente criados para o festival e maior festa de verão volta com as Somersby Pool Parties que vão animar as tardes de verão, ao som de vários DJs.
Bares e Alimentação
Dentro da Cidade do Rock é possível encontrar várias opções de alimentação e bebida além das propostas no Continente Chef’s Garden. Os bares oficiais estão dispersos pelo recinto e a escolha é farta. Há pregos, hambúrgueres, pizzas, tacos, pastel de vento, sandes, croquetes e salgados, gelados, além de um bar da Sogrape no Continente Chef’s Garden, um Café Buondi, Bar de diferentes bebidas e um especial de Super Bock 1927. No total são 23 pontos de alimentação, 19 bares, quatro cafés e quatro pontos de gelados.
Mas há uma novidade que promete, desde já, conquistar vários fãs: a Uber Eats estará presente durante os quatro dias de festival e vai ser possível pedir comida de diversos pontos de venda através da aplicação, dentro do recinto, sendo retirado nos locais escolhidos, Seja na Rock Street ou na Game Square, basta fazer o pedido e esperar o aviso para retirada do produto.
Recomendações e transportes
De forma a garantir um aceso mais fácil e confortável à Cidade do Rock, para que todos possam chegar e sair do festival em segurança, a organização do Rock in Rio Lisboa, através do seu Plano de Mobilidade, apresenta esta edição a iniciativa #EuVouDeTransportes. Assim, convida todos os que se deslocam até ao Parque da Bela Vista nos dias do festival a optarem por alternativas mais sustentáveis, reduzindo assim a sua pegada carbónica.
Para que ninguém tenha de perder um minuto de animação, o último concerto do Palco Mundo termina à 00h30, antes do encerramento do Metro, garantindo assim que todos os que preferirem este método de transporte poderão continuar a fazê-lo, sem perder o espetáculo principal.
Recorde-se que há muito para ver, deixando a Organização a dica para chegar cedo com as portas a abrir ao 12h e as Somersby Pool Parties logo a começarem, assim como atrações na Game Square. Valerá também a pena a visita ao Palco Yorn, ao Super Bock Digital Stage e a Rock Your Street.