Caetano Veloso recebe Medalha de Mérito Cultural do governo português, e regressa para o Brasil com cinco concertos esgotados nos Coliseus de Lisboa e Porto.

O músico brasileiro recebeu uma distinção das mãos do primeiro-ministro português, António Costa. A irmã de Caetano, Maria Bethânia, a pianista portuguesa Maria João Pires e o poeta Eugénio de Andrade são algumas das figuras já agraciadas com esta medalha

O músico brasileiro Caetano Veloso recebeu esta terça-feira a Medalha de Mérito Cultural das mãos do primeiro-ministro, António Costa. A entrega da condecoração – que pretende distinguir personalidades pela sua dedicação à arte e à divulgação cultural – decorreu nos jardins do Palácio de São Bento, em Lisboa.

António Costa relembrou que “tanto na língua, como na música, Caetano esteve sempre ciente do património e da tradição”, sem nunca deixar de lado “uma incessante reinvenção e renovação”. O líder do Governo felicitou ainda Caetano Veloso pelo seu papel no espaço lusófono.

 

Foto: José Sena Goulão/Lusa

“O seu canto foi, é e continuará sempre a ser um poderoso veículo de divulgação e afirmação da língua portuguesa”, destacou.

Caetano Veloso mostrou-se orgulhoso por poder falar Português, mas garantiu que também está ciente da responsabilidade que é cantar e fazer música em língua portuguesa: “devemos lutar pelo brilho disso [da nossa língua]”.

Foto: José Sena Goulão/Lusa

Na cerimónia, que contou com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, foi também anunciada a criação do programa Frátria, que vai “permitir o intercâmbio de jovens universitários no seio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), à semelhança do que acontece com o programa Erasmus na Europa”.

António Costa explicou que o nome é inspirado num verso do tema “Língua” do músico brasileiro – uma música dedicada à língua portuguesa e com alusões a grandes nomes da lusofonia, como Fernando Pessoa, Luís de Camões e Cármen Miranda.

No final da cerimónia, Caetano Veloso foi ainda surpreendido com a fadista Carminho a cantar “Os Argonautas”, um tema do artista brasileiro e em que o músico canta Fernando Pessoa.

Na semana passada, a Universidade de Salamanca atribui ao artista o título “honoris causa” pela sua “longa carreira artística e intelectual” e por ser “um dos melhores músicos mundiais do século XX e XXI”.

Aos 81 anos, o músico esgotou recentemente os seus concertos em Portugal. Veloso após a celebração subiu ao ao palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e recebeu a presença do primeiro-ministro, António Costa, para o último de três concertos na capital. O músico despede-se do país com dois concertos no Coliseu do Porto, na quarta e quinta-feira.

 
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios