Golpes no último episódio de Game of Thrones

The Long Night foi o episódio da última temporada de Game of Thrones mais usado em golpes

A última temporada de Game of Thrones não só teve um pico de espectadores, média de 43 milhões por episódio apenas no EUA*, mas também de atividades criminosas. Como antecipado pelos especialistas da Kaspersky Lab, a estreia de cada episódio foi acompanhada de uma longa sequência de ataques contra os internautas que tentavam baixar o episódio recém-lançado, mas acabavam fazendo o download de malware disfarçados do episódio.

Alguns episódios mostraram-se significativamente mais perigosos do que outros, como é o caso do 3º episódio (The Long Night), que desencadeou o maior número de tentativas de atacar detectadas, com pico de 3.000 ataques por dia, muito provavelmente por ser considerada a maior batalha já filmada da indústria cinematográfica.

No geral, depois de rastrear atividades maliciosas associadas durante toda a oitava temporada, os pesquisadores da Kaspersky Lab descobriram que o número médio diário de ataques envolvendo malware disfarçado do novo episódio de Game of Thrones girava em torno de 300-400. Esse número saltava para 1.200 depois de três a quatro dias do lançamento do novo episódio – isto demonstra um crescimento de três a quatro vezes na atividade maliciosa dos cibercriminosos.

Outro vetor de ataque associado ao Game of Thrones são os sites de streaming que convidam os usuários a assistir gratuitamente aos episódios recém-lançados da série, mas que na verdade são projetados para extrair dados confidenciais dos usuários. Normalmente, o ícone do player online mostra uma cena do programa de TV e redireciona a vítima para uma página de registro, solicitando posteriormente detalhes do cartão bancário com o código CVC/CVV, alegando que é apenas para fins de validação. Pesquisadores apontaram as semelhanças entre este esquema e os recentes golpes em torno do último filme dos Vingadores.

“Nós vemos o compartilhamento de táticas, técnicas e procedimentos nos sites de phishing, onde os golpistas tentam roubar dados financeiros dos usuários prometendo um filme pirata antes de sua estreia oficial. Acreditamos que existe um certo grupo de cibercriminosos que meticulosamente caça fãs de filmes populares e produções de TV, adaptando esquemas dinamicamente de acordo com os acontecimentos pop-culturais”, diz Tatyana Sidorina, pesquisadora de segurança da Kaspersky Lab.

Para evitar ser vítima de golpistas:
• Evite sites questionáveis, especialmente aqueles que distribuem conteúdo pirata;
• Não insira informações – principalmente dados de cartão de crédito – em um site no qual você não tenha motivos para confiar;
• Não use a mesma senha para diferentes páginas da web. Para facilitar a memorização de diferentes acessos, utilize um gerenciador de senhas em seu lugar;
• Use uma solução de segurança confiável com proteção contra golpes online e phishing, como o Kaspersky Internet Security.

* Fonte: HBO

 

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios