Jogos tradicionais infantis

No dia Dia da Criança (01/06) em Portugal, separamos 9 brincadeiras divertidas para comemorar essa data tão especial. 

O que são os jogos tradicionais? As brincadeiras ou jogos tradicionais são aqueles que perpetuam no tempo. Ou seja, os adultos são agentes responsáveis por fazer com que as brincadeiras de sua infância também sejam brincadeiras de seus filhos. Daí serem tradicionais.

No dia Dia da Criança (01/06) em Portugal, separamos 9 brincadeiras divertidas para comemorar essa data tão especial.

1. Corrida do ovo na colher

 

A corrida do ovo na colher é um jogo divertidíssimo. Duas crianças competem por quem leva o ovo (cozido e com casca) até o ponto de chegada. O detalhe é que o ovo deve ser equilibrado na colher que a criança segura com a boca.

2. Pular elástico 

 

pular elastico jogos tradicionais

Um simples elástico é garantia de diversão. Esse jogo precisa de, ao menos, três jogadores. Dois seguram o elástico com as pernas, enquanto o outro pula. Há uma sem-fim de possibilidades de sequências. Os participantes vão se alternando entre o pular e o segurar o elástico.

3. Brincar de Cabra Cega

 

Cabra-cega é um jogo tradicional entre as crianças. Um dos participantes, estando com os olhos vendados, deve procurar e agarrar os outros. O único necessário para a brincadeira é uma venda para tapar os olhos e que haja dois ou mais participantes. O jogo tem início quando os jogadores fazem uma roda à volta da cabra-cega que está de joelhos e, claro, de olhos tapados. Quando se levanta, deve pegar um dos participantes e adivinhar quem é.

 4. Montar uma cabana em casa

As cabanas de índio estão muito populares como elemento decorativo dos quartos infantis. Na realidade, qualquer um de nós pode improvisar uma cabana com um lençol ou juntando umas almofadas. Dentro, as crianças são capazes de criar seu próprio mundo.

5. Passar anel

 

Um grupo de crianças se sentam em roda. Um jogador dentem o anel (ou qualquer objeto pequeno). Todas as crianças terão as mãos em concha. O jogador passa a mão por cada um dos participantes, mas em apenas um deles deposita o anel. Ao final, perguntará a outro jogador com quem estará o papel. Este deve adivinhar. Se o consegue, passa a ser o que distribuirá o anel. Caso se engane, paga um castigo acordado entre todos.

6. Dançar sem deixar cair a laranja

 

Maçã ou laranja. Duas crianças, uma de frente para a outra, colocam a maçã na testa. Ambas devem dançar ao ritmo da música, sem deixar a maçã cair.

7. Criar legendas nas fotos

Imprimir várias fotos e pedir para a criança criar as legendas. Contando um história e depois pedir a criança para contar.

8. Telefone sem fio

É um dos jogos tradicionais que mais diverte a criançada. Isso porque a frase de início, quase sempre, não chega a seu final sem distorções. As crianças se colocam em uma fila, uma ao lado da outra. O primeiro participante diz uma frase no ouvido do segundo, que deve reproduzi-la no ouvido do terceiro e assim por diante. O último a ouvir a frase deve dizer em voz alta o que escutou.

9. Dança das cadeiras

 

Um grupo de crianças se reúnem para brincar de dança das cadeiras. O número de cadeiras deve ser sempre um menos ao número de crianças participantes. Toca a música e todos dançam em volta da cadeira. Ao parar, todos devem tentar se sentar. Sempre sobrará um. Aquele que sobra abandona o jogo.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios