Dica de Filme: Infiltrado na Klan
Em um dia marcado pelo movimento #blackouttuesday, nada como o cinema para educar.
Sinopse
O filme se passa em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.
Análise
Baseado em uma história real, o diretor Spike Lee opta por ser o mais realista possível ao abordar as situações de humilhações, agressões e mortes simplesmente pelas pessoas terem uma cor diferente da outra.
Uma coisa é ouvir e ler as situações envolvendo a Ku Klux Klan, a maior organização racista e terrorista dos EUA, outra muito diferente é acompanhar uma infiltração que poderia ter um fim trágico caso acontecesse o menor dos erros, como por exemplo, o sotaque diferente de Ron.
O filme consegue fazer um paralelo com os dias atuais, através do racismo institucionalizado, do tipo “não sou racista, desde que eles não se misturem com a gente”. Isso é só o gatilho de um clima tenso, onde a violência parece estar pronta para acontecer a qualquer momento.
Um outro lado muito interessante do filme, é a forma como o Ron debocha dos inimigos, especialmente do líder da Ku Klux Klan, David Duke, de corpo frágil e olhar inocente, é uma escolha curiosa, mas funciona na tentativa de desconstruir o caráter maligno do discurso adverso.
Algo que o filme reconta é como foi o linchamento de Jesse Washington em 1916, um dos mais brutais e horríveis assassinatos cometidos pela Ku Klux Klan, e assistido por mais de 10 mil pessoas em praça pública e com isso é possível ter uma noção do tamanho da Ku Klux Klan naquela época.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
ONDE ASSISTIR: Alugando pelo Google Play
NOTA: 9/10 ⭐⭐⭐⭐
Siga “Um Filme e Uma Série” no Instagram : Clique aqui.