Imigrantes reclamam de serviço online do SEF para renovação automática do título de residência

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras lançou nova plataforma, mas que não funciona em sua totalidade

Há mais de uma semana, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) disponibilizou uma plataforma ‘on-line’ para renovação da autorização de residência para cidadãos estrangeiros residentes em Portugal. No entanto, a nova página do órgão nas está funcionando na totalidade e os números de reclamações no ‘Portal da Queixa’ e redes sociais estão se multiplicando contra o sistema.

O SEF informou que o processo para a renovação do documento será mais simples, rápida e que “depois de pagas as taxas, o cidadão receberá a Autorização de Residência na sua morada”. O problema é que de fato nem todos os cidadãos estão conseguindo efetivarem seu pedido de renovação.

Em parte das reclamações, os cidadãos alegam que após fazerem o login com sua conta pessoal no ‘My SEF’, na sessão de renovação automática, onde os campos já aparecem preenchidos, surge uma sinalização de erros de informações por parte de quem solicita e em outros casos diz: “O seu estatuto não cumpre os requisitos legais para continuar o processo”.

No site ‘Portal da Queixa’, milhares de cidadão reclamam que estão há muito tempo esperando um horário para agendamento no SEF ou a possibilidade da renovação pelo site. Em alguns casos, os imigrantes relatam espera de dois meses a mais de um ano. A página do SEF no site de reclamação já soma mais de 1,1 milhão de visualizações das queixas.

Em contato com a central de atendimento do SEF, o órgão informou que o problema é um erro informático e que os cidadão deveriam continuar tentanto, sem especificar uma data para solução do problema na plataforma.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios