Fotojornalismo. Os dias em que Portugal esteve fechado em casa retratados em exposição sobre a pandemia
Nos dois pisos da galeria CC11, em Lisboa, cabe um país inteiro retratado por fotógrafos e fotojornalistas que saíram à rua para mostrar como Portugal viveu a pandemia de Covid-19.
A organização da exposição foi realizada pela associação cultural CC11, fundada em Lisboa, no início de 2020, com a finalidade de divulgar e promover o trabalho no âmbito da fotografia e fotojornalismo, em Portugal.
O aparecimento do surto provocou uma pausa na agenda da associação, mas os fotógrafos continuaram a trabalhar e a registar testemunhos do impacto da pandemia.
A exposição Diário De Uma Pandemia constitui-se por quatro módulos – EverydayCovid, Retratos De Portugal Pelas Agências De Notícias, Dias De Pandemia Pela Imprensa Nacional e Claro e Escuro.
EverydayCovid é um projeto fotográfico criado na rede social Instagram, que contou com cerca de 119 fotógrafos e fotojornalistas de nacionalidade portuguesa.
Retratos De Portugal Pelas Agências De Notícias é um módulo que expõe uma seleção de fotografias das agências Associated Press, France-Presse, Getty Images, Lusa/EPA e Reuters, e que fazem o retrato visual da realidade pandémica em Portugal.
O módulo Dias De Pandemia Pela Imprensa Nacional, apresenta, através de capas de jornais e revistas portuguesas, um timeline contido entre o mês de março e o mês de julho deste ano. A seleção foi realizada pelo jornalista e editor João Paulo Cotrim.
O quarto e último módulo – Claro e Escuro, debruça-se sobre o olhar crítico, da artista visual Luísa Ferreira, autora de livros e dezenas de exposições individuais, sob a temática da pandemia.
A exposição, ficará patente até ao dia 31 de outubro, na galeria da associação em Alvalade, seguindo posteriormente para exposição em Tondela, entre novembro e janeiro de 2021, e por fim, para o Taguspark, em Oeiras, entre março e abril de 2021.
Diário de uma Pandemia > Espaço CC11 > R. Centro Cultural, 11, Lisboa >
Áté 31 out, ter-sáb 15h30-19h30 > grátis