Programação de Natal em Lisboa

A programação deste ano do Natal em Lisboa traz uma mensagem: fazer diferente, em segurança, mas sobretudo não deixar de fazer, cumprindo desta forma a missão da EGEAC.

Com a entrada do mês de dezembro, inaugura-se também o “Calendário do Alento” que diariamente, e até à véspera de Natal, nos convida a abrir uma janela muito especial. Todos os dias, às 18h, nas redes sociais, Cultura na Rua, irá encontrar pequenos vídeos realizados por personalidades de diversas áreas artísticas. Maria Rueff, Capicua, Bordallo II, Lena d’Água e Jorge Silva Melo são alguns dos nomes que preencherão os 23 dias deste calendário do advento virtual com mensagens em forma de poema, desenho, dança, música ou humor.

Este ano foi transferido os concertos natalícios das igrejas para algumas salas emblemáticas da cidade, como o Teatro Tivoli BBVA, o Capitólio, o Coliseu dos Recreios, ou o Teatro do Bairro. Com a escolha destes novos palcos, a EGEAC pretende assegurar o cumprimento de todas as normas de segurança em vigor e, simultaneamente, estimular a atividade cultural no período difícil que este setor em particular atravessa, garantindo o desígnio de serviço público.

Nas primeiras três semanas do mês, os concertos de entrada gratuita, limitada à capacidade de cada sala e sujeita ao levantamento prévio de bilhetes, têm lugar todas as quartas e sextas, às 19h. Espetáculos com orquestras e solistas que nos transportam numa viagem pelo universo musical de grandes compositores clássicos, como Mozart, Vivaldi ou Beethoven, passando pelo  jazz do cancioneiro tradicional americano, com Ella Fitzgerald ou Frank Sinatra, ou por “Messias”, a obra-prima de Handel, um dos mestres do período Barroco.

As quintas serão dedicadas à literatura, através de três encontros no Teatro do Bairro com artistas como a cantora e compositora Luísa Sobral, o escritor e dramaturgo Rui Cardoso Martins, a atriz Isabel Abreu e o argumentista, humorista e escritor Filipe Homem Fonseca. Sessões em torno dos livros e das palavras, sob o mote “O que nos Salva” – a Arte, o Amor e o Outro -, conduzidas pelo jornalista Nuno Miguel Guedes.

A programação passa ainda pelo Cinema São Jorge, que no dia 16 recebe um concerto dedicado exclusivamente ao compositor Johann Sebastian Bach, e também pelo Museu de Lisboa que, nos seus diversos núcleos (Palácio PimentaSanto António e Teatro Romano) apresenta um programa especialmente dedicado aos mais novos. Um workshop de gastronomia indiana (dia 12), orientado por um chef que estará a cozinhar em simultâneo, e um espetáculo de dança clássica indiana (dia 19), são duas experiências diferentes, para participar e assistir online.
Juntem-se a nós, para fazermos a magia do Natal acontecer.

Ilustração: Fatinha Ramos

Fatinha Ramos é a ilustradora responsável pela imagem do Natal em Lisboa 2020.
Após 12 anos a trabalhar em design e direção artística, mudou de carreira para perseguir o sonho antigo de se tornar ilustradora . E fez bem: as suas ilustrações têm sido reconhecidas com inúmeros prémios internacionais.
O seu trabalho transporta-nos para um universo extraordinário, meio surrealista, feito de texturas singulares e paletas de cores vivas.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios