“Vitalina Varela” é o novo candidato português à nomeação para os Óscares
A obra “Vitalina Varela”, do realizador Pedro Costa, é o novo candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema (APC).
Vitalina Varela, cabo-verdiana, 55 anos, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que estava à espera do seu bilhete de avião. É este o ponto de partida para a nona longa-metragem de Pedro Costa, que recebeu o Leopardo de Ouro, prémio máximo do Festival de Locarno de 2019, depois de ter sido um dos filmes que mais impacto teve junto do público e crítica no importante festival. Vitalina é real e é actriz – é uma mulher que veio de Cabo Verde para as Fontaínhas e que, enquanto sujeito e personagem, transita de “Cavalo Dinheiro” (2014) para comandar os fantasmas e as sombras que preenchem o filme do cineasta português.
A 93ª edição dos Óscares decorre no dia 25 de abril de 2021, no Teatro Dolby em Los Angeles, durante a qual a Academia da Artes e Ciências Cinematográficas irá distribuir prémios em 23 categorias.
Veja o trailer: