Vacinação em Portugal já começou

António Sarmento recebeu este domingo de manhã a primeira vacina contra a covid-19.

O plano nacional de vacinação contra a covid-19 iniciou hoje no Hospital de São João, no Porto, com o médico infectologista António Sarmento recebeu a primeira dose da vacina Pfizer-BioNTech das mãos da enfermeira Isabel Ribeiro.

A primeira vacina foi administrada às 10:07 a António Sarmento sob o olhar da ministra Marta Temido e perante dezenas de `flashes´ e objetivas de televisão e ao som de aplausos.

A administração aconteceu na zona K5 que, habitualmente, está reservada às consultas externas do Hospital de São João.

O diretor de serviços de doenças infecciosas, António Sarmento, de 65 anos, trabalha nesta unidade de saúde há 42, foi o primeiro vacinado.

“Estou absolutamente tranquilo com a vacina, mas não com este aparato todo [dos meios de comunicação social]. Isso sim faz-me sofrer um bocado, a vacina não. Estou absolutamente confiante, otimista, com esperança e como qualquer outro cidadão: não fugirei nunca da vacina, mas também não correi atrás dela. Quando chegasse a minha vez… E chegou”, começou por dizer à imprensa.

“É evidente que o risco não é zero, mas também não é zero para nenhuma medicação ou vacina nova que se venha a desenvolver. Todas elas tiveram fases de estudo, ensaios de fase um, dois, três e depois foram comercializadas e expandidas para a Humanidade”, destacou o profissional de saúde.

O médico e professor António Sarmento referiu que os últimos ensaios clínicos ao fármaco da farmacêutica norte-americana, que envolveram 44 mil pessoas, mostraram que “as reações quer locais quer sistémicas são absolutamente semelhantes às de outras vacinas víricas”.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios