Cidade de Braga eleita “melhor destino europeu” para visitar em 2021
A cidade portuguesa ficou a uma distância superior a 31 mil votos de Roma, a capital italiana.
A cidade de Braga foi eleita o Melhor Destino Europeu para visitar em 2021, recolhendo 109.902 votos dos internautas, 72% dos quais referentes a participantes fora do território nacional, anunciou esta quarta-feira o município.
Trata-se de uma iniciativa da ‘European Best Destinations’, organização sediada em Bruxelas que promove a cultura e o turismo na Europa e distingue, desde 2010, as cidades mais modernas e atraentes para visitar na União Europeia.
Em 2019, Braga já tinha sido considerada o segundo Melhor Destino Europeu. Agora, conquistou o primeiro lugar, a uma distância superior a 31 mil votos da cidade de Roma, na Itália, segunda classificada.
Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, esta votação é “o coroar de um inquestionável trabalho de afirmação internacional da marca Braga”.
O autarca destacou o apoio a esta candidatura por parte de muitos portugueses espalhados pelo mundo, além do empenho da própria cidade, das instituições e dos bracarenses.
A candidatura de Braga contou com o apoio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), além de diversas autarquias, entidades e cidadãos.
Nesta edição, Braga foi o destino favorito dos viajantes do Reino Unido e do Brasil e uma das principais escolhas de viajantes dos Estados Unidos da América e de França.
Todos os anos a organização recebe um voto do Vaticano, que este ano também foi depositado na candidatura bracarense.
“É um resultado que nos enche de orgulho e que certamente terá reflexos extremamente positivos no turismo e na economia local, regional e nacional durante os próximos anos”, sublinhou.
“A partir de agora, Braga estará ainda mais presente nas mais reputadas publicações na área do turismo de todo o mundo, o que fará da cidade um destino cada vez mais procurado para milhões de viajantes”, disse ainda Ricardo Rio.
Dos 20 destinos a votação, os 15 primeiros irão figurar na página ‘web’ do ‘European Best Destination’, podendo assim ser visitados pelos viajantes que utilizam aquelas informações para escolher os seus destinos turísticos.
A Câmara de Braga sublinha que a referida página é a mais visitada no que se refere ao turismo na Europa, com uma audiência que ultrapassa os 5,5 milhões de viajantes.
Tal como em 2019, também este ano Braga era o único destino nacional nomeado para receber esta distinção.
Fonte: Lusa