Dica de Série: Chernobyl

A série levou o Emmy 2019 de melhor minissérie. Com apenas cinco episódios, é um retrato impactante do horror em torno do desastre nuclear de 1986.

SINOPSE:

Chernobyl conta a história da explosão que aconteceu na Usina Nuclear que dá nome ao título. Em 1986, na Ucrânia, o acidente acabou por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamentava o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente.

ANÁLISE:

Lembro de ouvir falar de Chernobyl nas aulas de história ou de ler alguma matéria, referente a desastres nucleares, mas sempre como um acontecimento distante, por isso é tão importante uma série como Chernobyl para mostrar e fazer uma homenagem ao sacrifício de tantas pessoas.
Criada e escrita por Craig Mazin, ao terminar Chernobyl, o sentimento principal é de revolta ao saber que tantas pessoas (oficialmente 31 pessoas morreram devido ao desastre nuclear), pagaram um preço tão alto pela arrogância e ambição de um sistema político.
Valery Legasov, interpretado por Jared Harris é a personificação dessa revolta. Contada através de várias perspectivas, como por exemplo, a mãe que vê a explosão da janela do seu quarto, cientistas buscando uma explicação, políticos que são chamados com urgência.
É um ambiente de ansiedade constante e saber que tudo aconteceu, aumenta ainda mais o sentimento de terror.
Uma cena espetacular é quando acontece um incêndio em uma usina, e gera uma chuva de cinzas que é acompanhado por um grupo de pessoas em uma ponte, mas o detalhe é que as cinzas não são de um incêndio comum. A cena é simples, bonita e em câmera lenta e adultos e crianças sorriem por ver um brilho no céu, sem saber que a maioria ali terá complicações fatais. Uma cena sem nenhum diálogo e que representa a gravidade da situação.
Atuações espetaculares, fotografia brilhante e finalizo com um trecho dito na série, “Qual é o custo das mentiras? Não é que vamos confundi-los com a verdade. O perigo real é que, se ouvirmos mentiras suficientes, não mais reconheceremos a verdade.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
ONDE ASSISTIR: HBO
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
NOTA: 10/10 ⭐⭐⭐⭐⭐⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀

Siga “Um Filme e Uma Série” no Instagram : Clique aqui. 

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios