Postigo foi a palavra mais pesquisada no dicionário Priberam durante o primeiro trimestre em Portugal

A palavra postigo foi a mais pesquisada durante os primeiros três meses do ano no dicionário Priberam, que registou ainda um aumento de pesquisas na ordem dos 30%, face ao mesmo período de 2020.

“Desde o início deste ano, já foram feitas mais de 78 milhões de pesquisas no Dicionário Priberam, o que representa um crescimento de cerca de 30% relativamente ao mesmo período de 2020”, revela a Priberam em comunicado, especificando ter sido consultado por mais de 14 milhões de utilizadores.

A palavra mais pesquisada até ao momento foi postigo, por razões que se prendem com as regras impostas ao comércio durante o confinamento, acrescenta.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, que fez 12 anos de existência no dia 1 de abril, passou ainda a integrar 592 palavras novas, muitas delas associadas à covid-19 ou à área da medicina em geral.

Aeromédico, antiescaras, aquarentenar, autoteste, borderline, imunotolerante, oncogenicidade, porta-máscara, salva-orelhas, uranálise ou virtópsia são alguns desses exemplos.

Relativamente a outras áreas, entraram termos como antifraude, braquiação, coluvial, encorricado, gamer, heterocaracterização, indo-pacífico, luso-senegalês, narcossubmarino, párodo ou xamânico, entre muitas outras.

Em 2020, o Dicionário Priberam integrou 2.200 novos verbetes.

Postigo:

1. Porta pequena em muralha para serventia de pouca monta.

2. Portinha ou janela pequena numa porta grande.

3. Fresta parcial em porta ou janelageralmente resguardada com uma portinhola.

4. Pequena porta ou abertura destinada a atendimento ao públicogeralmente para pagamentosrecebimentosvenda de bilhetesetc. = GUICHÉ

5. Abertura no tampo dianteiro das grandes vasilhas de aduela.

Fonte: Lusa

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios