Festival Estação Virtual – 35 anos de Cinema Brasileiro
O Festival Estação Virtual – 35 anos de Cinema Brasileiro – Panorama da Ficção Nacional / Panorama do Documentário Nacional acontece até 31 de maio e é totalmente gratuito.
A mostra tem curadoria do roteirista e professor da Academia Internacional de Cinema Bebeto Abrantes, da Diretora e fundadora do Estação Adriana Rattes, Cavi Borges, Fabrício Duque, Luiz Eduardo Pereira de Souza, Liliam Hargreaves e Anna Fabry.
O Festival exibe cerca de 180 produções brasileiras: curtas e longas, ficções e documentários relevantes na história do Estação e do cinema brasileiro. Além dos filmes, o Festival vai promover debates com críticos, produtores e realizadores para revisitar a expressiva produção brasileira dos últimos 35 anos. O Festival está dividido em Panorama da Ficção Nacional, Panorama do Documentário Nacional, Pré Estreias e Curtas.
Na seleção estão desde Eu sei que vou te amar, de Arnaldo Jabor, passando por Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, Dias Melhores Virão, de Cacá Diegues, Memórias do Cárcere, de Nelson Pereira dos Santos, Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho, Separações, de Domingos Oliveira, Pequeno Dicionário Amoroso, de Sandra Werneck, Os Matadores, de Beto Brant à recentes produções como Divinas Divas, de Leandra Leal, Estou me Guardando pra quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes, Auto de Resistência, de Natasha Neri / Lula Carvalho, Bixa Travesty, de Claudia Priscila / Kiko Goifman, Hoje eu quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro, entre outros.
Na seção de curtas, raridades e premiados como A Dama do Estácio, de Eduardo Ades com Fernanda Montenegro, Ilha das Flores, de Jorge Furtado, Meu Compadre Zé Keti, de Nelson Pereira dos Santos, Documentário, de Rogério Sganzerla, Alfazema, de Sabrina Fidalgo, Lá e Cá de Sandra Kogut, com Regina Casé, Recife Frio, de Kleber Mendonça.
Longas e curtas, como Caruatá – Vejo o Lugar que me vê, de Walter Carvalho, Ruivaldo o Home que salvou a Terra, de Jorge Bodanzky, A Revolta dos Malês, de Belisário Franca e Jefferson De são algumas das produções que completam a seção de Pré Estreias.
O Festival promove rodas de conversa abordando os 35 anos de Estação e Cinema Nacional; A linguagem, estética e narrativa do cinema nos dias de hoje; A produção de documentários e Ficção no Brasil e a produção de curtas. Além das rodas de conversa, ‘pílulas’ com dicas de críticos serão divulgadas durante o evento.
Os filmes são exibidos gratuitamente, através do canal do Circuito Estação NET no Vimeo: vimeo.com/estacaovirtual
O evento é uma realização do Circuito Estação NET de Cinema em parceria com a Cavideo e possui recursos da Lei Aldir Blanc /Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/Governo Federal conta com o co patrocínio do Canal Brasil.
A programação completa no site do grupo Estação