Fim: Conheça a série assinada por Fernanda Torres e tem como elenco Fabio Assunção e Marjorie Estiano

Com um elenco de luxo, ‘Fim’ é uma série que acompanha a vida de um grupo de amigos ao longo de quatro décadas

A vida num momento em que tudo é memória. Onde não há mais passado ou futuro, e todas as lembranças se tornam presente. Ciro (Fabio Assunção), Álvaro (Thelmo Fernandes), Neto (David Junior), Silvio (Bruno Mazzeo), Ribeiro (Emilio Dantas), Ruth (Marjorie Estiano), Irene (Débora Falabella), Célia (Heloisa Jorge) e Norma (Laila Garin) fazem parte de uma geração que acreditou que a vida se limitava a encontrar um amor e ser feliz para sempre. Mas é aquilo que acontece depois do conto de fadas que conduz a narrativa de ‘Fim’, série que chega ao Globoplay no dia 25 de outubro e que acompanha a vida de um grupo de amigos de uma classe média carioca conservadora, atropelados pela revolução de costumes dos anos 1970.

Amigos desde a juventude, os personagens centrais da série são figuras muito diferentes umas das outras, mas partilham – ao longo de quatro décadas das suas vidas – amores, traições, mágoas, alegrias, manias, loucuras e frustrações. Adaptação do livro homónimo, escrito por Fernanda Torres, ‘Fim’ fala sobre a vida dos últimos exemplares de uma sociedade livremente machista, vista pelos olhos de quem acaba de deixá-la.

‘Fim’ desenrola-se num período entre 1968 e 2012 e a trama é dividida em quatro fases que abrangem a juventude, a maturidade e a velhice dos personagens. “Ao longo de quatro décadas, acompanhamos esse grupo de amigos que se encontra, se apaixona, se casa, têm filhos, se separa, enlouquece e enfrenta a finitude. ‘Fim’ aborda esse longo arco com humor, drama, tragédia e alegria, o que faz com que a série tenha algo de rodriguiano em sua alma”, sintetiza o diretor artístico do projeto, Andrucha Waddington.

A estrutura da obra está dividida entre as fases 1 e 2, do fim dos anos 1960 até a virada dos anos 1980; e as fases 3 e 4, de meados dos anos 1990 até a primeira década dos anos 2000. São dois tempos que avançam em paralelo, marcados de forma clara graças às diferenças pontuais na cinematografia, na atuação, na direção de arte e na caracterização dos personagens. “As duas primeiras fases são mais coloridas, com câmera na mão, mais solta. Já as duas fases finais, que retratam a maturidade e a velhice dos que sobrevivem, têm uma estética clássica em termos de cinematografia, com uma paleta de cores acinzentada, fria, para dar a sensação de amadurecimento, finitude e tempo. O paralelo entre a juventude e a velhice ocorre de forma cronológica, com uma edição que vai e volta de uma para outra, sempre seguindo a linearidade do tempo do episódio 1 ao 10”, explica Andrucha.

FIM – CAP 2 – Casamento de Ciro e Ruth.

Fernanda Torres destaca que as doses de melancolia e resignação de ‘Fim’ são intercaladas com momentos de graça, de amor e festa. Segundo a autora, as paixões da juventude, os casamentos, os filhos, as crises matrimoniais, as traições, separações e a morte são questões básicas de todo e qualquer ser humano, seja ele personagem ou espectador. “Fim’ discute o próprio sentido da vida, através do amor e da amizade. A série é uma tragicomédia sobre o tempo e sua ação na vida de um grupo de amigos de Copacabana. Cada um dos dez capítulos narra uma fase da vida: a descoberta do amor, os laços do casamento, a maternidade, as brigas conjugais, as traições, separações, crises de meia idade, a loucura, a solidão e a morte. Os personagens principais são agentes e testemunhas dos grandes momentos da vida de cada um. Todos compareceram às mesmas festas de arromba, trocaram alianças nas mesmas igrejas e pariram nos mesmos hospitais; alguns praticaram orgias, todos beberam nos mesmos bares e frequentaram as mesmas praias, os mesmos inferninhos e velórios”, descreve.

A série ‘Fim’ é criada e escrita por Fernanda Torres, com supervisão de adaptação de Maria Camargo. A direção artística é de Andrucha Waddington e direção de Daniela Thomas. Os 10 episódios da trama podem ser vistos em exclusivo no Globoplay, plataforma de streaming da Globo disponível por uma assinatura mensal de apenas 5,99 euros.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios