Sónar Lisboa abre a época dos festivais na Europa em 2024

Terceira edição do Sónar Lisboa, decorrerá em Lisboa, nos dias 22, 23 e 24 de março de 2024.

O Sónar Lisboa regressa ao coração da capital portuguesa para a sua 3a edição. Nos dias 22, 23 e 24 de março de 2024, o Parque Eduardo VII volta a acolher dois dias e duas noites de música, criatividade e tecnologia.

Mais uma vez, o Sónar Lisboa 2024 contará com os programas Sónar by Day (23 e 24 de março) e Sónar by Night (22 e 23 de março), com um layout que foi revisto de modo a melhorar a experiência dos festivaleiros.

O Pavilhão Carlos Lopes volta a acolher um misto de palcos interiores e exteriores para o Sónar by Day, no sábado e no domingo.

Este ano, o Sónar by Night está inteiramente concentrado no palco interior do Pavilhão Carlos Lopes, com música ininterrupta durante toda a noite, desde o anoitecer até ao amanhecer, tanto na sexta-feira como no sábado.

A Estufa Fria irá acolher o programa Sónar+D, com atividades ao longo dos três dias do festival, incluindo conferências e concertos, bem como uma instalação audiovisual. Mais detalhes serão anunciados brevemente.

Artistas consagrados e emergentes no Sónar by Day e Sónar by Night

A dupla belga 2manydjs será a cabeça de cartaz do Sónar by Night com um par de convidados muito especiais. No seguimento de uma sessão épica no Sónar 2023, os irmãos Dewaele irão apresentar outra performance sem precedentes e nunca antes vista, desta vez partilhando a cabine com dois DJs coloridos e ecléticos do Reino Unido, Éclair Fifi, de Glasgow, e Erol Alkan, de Londres.

O cabeça de cartaz do Sónar By Day será Paul Kalkbrenner, sinónimo da música eletrónica em todo o mundo. Uma verdadeira lenda de Berlim, cresceu durante a era dourada do techno na capital alemã, e emergiu do underground da cidade para se tornar uma das maiores estrelas da música eletrónica. Apresentando-se exclusivamente ao vivo, os seus sets são expansivos: o som do techno no seu estado mais cinematográfico.

O artista britânico Bonobo também subirá ao palco do Sónar by Day, explorando a sua vasta gama de influências – do afrobeat e drum’n’bass ao hip-hop e house – durante um extenso DJ set. A artista Eliza Rose, que se destacou em 2023, mostrará o seu profundo conhecimento de UK garage e house; a DJ australiana sediada em Lisboa, CC:DISCO!, irá apresentar um set de regresso a casa com disco, house, funk e boogie; e a produtora retro-futurista Perel, cujos DJ sets híbridos incluem vozes ao vivo.

No Sónar by Night, a deusa do underground, Helena Hauff, apresentará um set back-to-back com a estrela em ascensão Imogen, para um set de peso que se concentra no lado mais sombrio da música eletrónica: spiky electro, lean techno, breaks irregulares, e texturas industriais. A produtora e vocalista iconoclasta Marie Davidson é uma das artistas mais cativantes da música eletrónica:irá apresentar faixas do seu próximo álbum. Para os que estão com vontade de algo mais animado, a abordagem de alta energia realizada por Jennifer Loveless ao house e ao techno, irá certamente agradar.

O Sónar Lisboa 2024 acolherá também um trio de artistas femininas que misturam a música club com
tendências pop. A artista holandesa-iraniana Sevdaliza irá apresentar no Sónar by Night um live set que desafia géneros, misturando sonoridades experimentais com trip-hop e r&b. Será acompanhada por uma produtora britânica que está a liderar o renascimento do jungle; a atuação ao vivo de Nia Archives, de elevada energia, combina basslines profundos, breakbeats rápidos e melodias irresistíveis. Outra estrela britânica, Shygirl, introduzirá o seu novo conceito de espetáculo “Club Shy” ao Sónar by Day, trazendo as suas faixas provocadoras e ternas para a pista de dança.

O Sónar by Day conta ainda com dois artistas de culto imperdíveis: o imprevisível artista de hip-hop
estónio e ícone da contracultura, TOMMY CASH; e o produtor experimental norte-americano, Oneohtrix Point Never, que trará ao palco do Sónar Lisboa o seu mais recente álbum Again, que explora a relação avassaladora que a música tem com o seu passado.

De Lisboa para o mundo

Desde que co-fundou o grupo de kuduro eletrónico, Buraka Som Sistema, no início dos anos 2000, o produtor e DJ, Branko, tem estado no epicentro do panorama musical eletrónico de Lisboa. Apresentar-se-á no Sónar by Day com um novo live set baseado no próximo álbum que será lançado em 2024. Através da sua editora, Enchufada, também preparou uma apresentação especial de artistas lusófonos emergentes, com DJ sets percussivos do brasileiro especialista em baile funk, Vhoor, e do promissor produtor de kuduro e batida, português, Vanyfox. A cantora e compositora, iolanda, também foi convidada para divulgar a sua performance influenciada pelo fado e r&b; assim como o angolano, Dj Satelite, um dos pilares do do afrohouse; e a eclética DJ angolana-portuguesa, ZenGxrl.

O panorama musical português estará fortemente representado no Sónar by day e Sónar by Night. Chima Isaaro, um dos segredos melhor guardados de Lisboa, junta-se a duas lendas locais, Yen Sung e Photonz. A dupla de DJs veteranos irá atuar em formato back-to-back, explorando a paixão que partilham pela música house de Portugal e não só. As paisagens sonoras do fourth world de XEXA baseiam-se tanto no afrofuturismo como na sua própria herança são-tomense; o espetáculo ao vivo de Moullinex △ GPU Panic mistura uma eletrónica arejada com um synthpop sonhador; o trio post-punk, Conferência Inferno, irá mostrar algumas faixas do seu último disco inspirado na new wave; Ritamaomenos tocará um eletro cinematográfico; Celeste Mariposa e Batida são os mestres dos ritmos e grooves da África lusófona; RUUAR misturam house e techno minimalistas e elegantes; e os Magupi’n’liquid bass recriam drum’n’bass ao vivo usando uma marimba electroacústica e um
kit de bateria.

Música de dança para todos os gostos

O cartaz deste ano do Sónar by Day também inclui uma grande dose de música pesada e transportadora, voltada para a pista de dança, com a aficionada do deep techno, Laura BCR, e um live set do maestro do techno psicadélico, Wata Igarashi, além do Dj local, AMULADOR. Juntam-se também os DJs veteranos, Ivan Smagghe e Manfredas, que se apresentam como Dresden. Juntos exploram as zonas menos ortodoxas e mais alucinógenas da música de dança; a DJ local, Ana Pacheco, e a dupla multidisciplinar Supa b2b Ghetthoven têm uma tendência semelhante, privilegiando os ritmos mais lentos e os grooves psicadélicos. E o padrinho da música eletrónica portuguesa, Rui Vargas, regressa ao festival para tocar uma sessão tipicamente hipnótica.

O projeto colaborativo de Hudson Mohawke e Tiga, Love Minus Zero, reconfigura o conceito de rave para um público do século XXI: algo a não perder no Sónar by Night. É também aí que se poderão encontrar as seleções “fluidas em género” da DJ Gigola, membro do Live From Earth, que toca de tudo, desde Madonna a Surgeon; e um back-to-back intergeracional, 100% feminino e 100% de Detroit, das DJ Minx e DJ Holographic.

De volta ao Sónar by Day, os sets do DJ de Florentino misturam ritmos latinos e dancehall com música bass contemporânea do Reino Unido; por outro lado, podemos esperar um set elétrico com drum’n’bass, punk e dancehall de Grove. O DJ Lynce, do Porto, é um devoto do jungle e do hardcore britânico: podemos esperar breakbeats rápidos e de ritmo elevado durante a sua atuação. A artista e Dj de Barcelona, Ikram Bouloum apresentar-se-á em back-to-back com a artista multidisciplinar, portuguesa, Odete: espera-se um conjunto de música club experimental e geograficamente diversa. Por último, a produtora em ascensão, Mona Yim, apresentará um DJ set de tech house fresco e contemporâneo, com toques de hiperpop e 2-step.

Bilhetes e mais informações
Bilhetes individuais para o Sónar by Day e Sónar by Night, e Full Festival Passes (opção VIP
disponível) – já estão à venda em sonarlisboa.pt.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios